Upa editora Blog!

À medida que o sol se põe e o dia dá lugar à noite, há um momento especial que todos adoramos: a leitura antes de dormir, por ser um momento aconchegante em que pais e filhos se juntam para partilhar mais do que histórias.

Sim, podemos considerar a leitura em voz alta para crianças uma arte – não por ser uma tarefa difícil, mas sim porque esta prática envolve mais do que o simples ato de abrir um livro.

Quem está? é o título de um dos mais recentes livros da Upa editora. Com texto adaptado da tradição oral pela Ana Rita Domingos e ilustrações da Cinara Saiónára, este livro, com abas que transformam a ilustração em movimento, e dão resposta à pergunta do Quem está?, permite um momento de leitura muito interativo para e com as crianças....

O bebé está a caminho? O bebé já cá está? Seja qual for o momento, vamos deixar aqui as dicas mais importantes na hora de montar a primeira biblioteca do bebé.

Fantasia!

20-04-2023


"A fantasia é a faculdade mais livre de todas as outras. Com efeito, ela pode até nem ter em conta a viabilidade ou o funcionamento daquilo que pensou. É livre de pensar a coisa que quiser, até a mais absurda, incrível ou impossível". Bruno Munari

Vínculo!

27-05-2022


Ouvir a voz cadenciada de quem conta ou lê uma história, torna-se um ritual de prazer tanto para o adulto, quanto para o bebé. Fortalece o vínculo, traz serenidade e aconchego.

Sentir!

11-05-2022


Os bebés são capazes de nos compreender e de nos responderem. Cabe aos adultos perceberem e promoverem esta troca de comunicação, que nas idades mais precoces não será definitivamente por palavras mas sim pelo corpo, como este aperto de dedo quando lhe lemos um livro e brincamos com as palavras, com os sons, o ritmo, a entoação. O corpo...


"Leiturar reúne algo do verbo "ler" e algo do verbo "amar". Algo assim como trasvassar amorosamente aos outros a bagagem e as habilidades iniciais para construir, cada vez com maior autonomia, a experiência plena e emancipatória da leitura.
Por isso leiturar supõe uma relação de compromisso e intimidade entre quem leitura e quem se leitura, como...