Ler para bebés e crianças pequenas? Sim, claro.

16-11-2023

Muitas vezes, associamos a leitura ao início da escolarização obrigatória, mas ler começa muito antes disso – no berço ou, até, na barriga da mãe

Ler com bebés e crianças pequenas pode ser um desafio e, por isso, ficam aqui algumas dicas para criarem momentos únicos de leituras partilhadas:


#1: Escolher uma posição confortável:

O adulto/mediador e o bebé devem estar confortáveis durante todo o processo de leitura. Nenhuma posição é proibida ou limita o momento: bebé sentado no colo; bebé e adulto/mediador deitados a segurar o livro sobre o peito; bebé de frente para o adulto/mediador, criança a folhear o livro; criança a gatinhar pelo espaço; a brincar com outros elementos para além do livro, etc.

#2: Mostrar o livro ao bebé:

Nesta altura, o contacto físico com o livro é a forma que o bebé arranja de o ler, reforçando o vínculo com o mesmo. Para isso, utiliza todos os sentidos, desde o tato ao paladar, através das trincas que são sempre bem-vindas (se forem dos mais pequenos). Para além disso, o adulto/mediador também pode estar atento às reações do bebé durante a leitura.

#3: Entoação:

O adulto/mediador empresta a sua voz, expressões faciais e corporais para dar vida à história contada ao bebé e criança pequena. Por isso, o uso da voz, o recorrer a diferentes entoações à medida que a história se desenvolve – sussurrar, falar alto, usar diferentes vozes para as personagens, etc. – são essenciais quando se lê com um bebé.


#4: Estar presente no momento:

Ler com o bebé ou a criança pequena não tem que ser visto como um momento obrigatório e muito menos deve ser cronometrado ao minuto. Cada família encontrará os seus momentos de leitura. Ler é um momento de partilha e descoberta, que reforça o nosso vínculo com o bebé ou criança pequena.


#5: Respeitar o tempo da criança:

Ao ler com bebés e crianças pequenas, as expectativas criadas pelos adultos nem sempre são correspondidas. Por isso, é importante ouvirmos as pistas que os bebés nos transmitem com o próprio corpo e voz. E, se eles quiserem fechar o livro antes do final da história, está tudo bem. Não há razão para o adulto/mediador ficar dececionado. Haverá um dia em que essa (ou outra) história será lida e relida até ao fim.


Boas Leituras,

Beatriz, Isabel e Rita