Ler ou Leiturar?
MAIS do que ler... Leiturar!
"Leiturar reúne algo do verbo "ler" e algo do verbo "amar". Algo assim como trasvassar amorosamente aos outros a bagagem e as habilidades iniciais para construir, cada vez com maior autonomia, a experiência plena e emancipatória da leitura.
Por isso leiturar supõe uma relação de compromisso e intimidade entre quem leitura e quem se leitura, como condição mesma da experiência.
Leiturar é, para mim, produzir esse banho narrativo, linguístico, poético, que tem caráter de iniciação, e que põe em ação profundos processos psíquicos, intelectuais, afetivos, simbólicos, dos quais depende em grande parte o acontecimento de se tornar leitor.
E por que leiturar?
Eles não conseguem "ler", a princípio precisam que outros façam a leitura para eles, então há ali algo mais que o ato de "ler". Não é suficiente "dar a ler", porque esse "dar a ler" não dá conta de algumas sutis implicações subjetivas desse processo de quem recebe.
Ao mesmo tempo, cada experiência de leiturar contém marcas próprias da subjetividade de quem lê: suas formas pessoais de dizer, de se relacionar com as palavras, com o jogo, com o tempo, com a ternura, com a ficção, sua amabilidade e sua riqueza". by Maria Emilia Lopes
#upaeditora #lij #lijportugal #picturebooks #instabooks #bookstagram #illustration #albumilustrado #books
Sugestão de livros para "Leiturar":
Mais artigos de interesse: